Confira 5 vantagens do uso das lajes lisas protendidas em edifícios residenciais:
VÃOS MAIORES
A protensão, além de reduzir deformações por limitar a fissuração do concreto, produz contra flechas devido à excentricidade das cordoalhas, fazendo com que as lajes vençam vãos maiores sem sofrer deformações excessivas.
ESTRUTURAS MAIS ESBELTAS
Devido à eliminação das vigas, ganha-se um maior pé-direito livre. Com isso, é possível reduzir a altura total do edifício e, em alguns casos, até adicionar mais pavimentos.
MENOR INTERFERÊNCIA COM INSTALAÇÕES
Como o fundo da laje é liso em todo o pavimento, as instalações prediais podem passar livremente, reduzindo a quantidade de reforços e conexões de desvio, economizando em material e mão-de-obra.
GANHO DE VAGAS DE GARAGEM
Com os vãos maiores, o número de pilares é reduzido, e por isso a compatibilização de garagens e apartamentos se torna mais fácil. Em muitos casos, as áreas livres restantes servem para locação de novas vagas.
REDUÇÃO NO PRAZO DE EXECUÇÃO E NO CONSUMO DE MATERIAIS
A montagem das armações mais simples, as fôrmas com menos recortes e os escoramentos nivelados, facilitam a execução da obra. Com isso, é comum uma redução no ciclo de concretagem em até 30%, quando comparado com sistemas convencionais, reduzindo o prazo de execução. O consumo reduzido de concreto, aço e fôrmas também possibilita a redução do custo total da obra.
E aí, compensa considerar a protensão no seu próximo empreendimento?
Faça uma análise de viabilidade com a gente!
#engenhariaestrutural #estruturas #concretoprotendido #lajeprotendida #protensão